► Rancho Infantil de Friestas    ( Rua de S. Mamede, 221 Friestas – 4930-271 Valença –
Tlf. 251921546 / Tlm:914255059 e 917079008)

 

Fundado em 1956, pela mão de Albertina Cunha, Joaquim Barreiros e Manuel Francês, o Rancho Infantil de Friestas, está inserido na região etnográfica do Minho.
É um grupo de cerca de 60 elementos e as suas danças e cantares caracterizam o trabalho agrícola e piscatório de uma freguesia situada na margem sul do Rio Minho, a cerca de 8 quilómetros da sede do concelho que é Valença.
Foi numa noite de 1957, nas Festas do Faro, que o Rancho pisou o palco pela primeira vez, no Jardim Municipal de Valença.
No mesmo ano, já em Setembro, o rancho voltou a actuar nas festas da Senhora das Dores, em Monção, tendo sido um êxito.
Foi ganhando fama, ao ponto de ser convidado para realizar duas gravações para a então Emissora Nacional, No ano de 1958, participou no II Festival Folclórico de Vila Praia de Âncora, evento este que tinha na época grande dimensão cultural, sendo organizado e orientado pelo saudoso etnógrafo e poeta Dr. Pedro Homem de Melo.
Cessada a actividade, dezoito anos mais tarde a Sra. Maria da Lina, tentou fomentar e revitalizar novamente o folclore infantil, contudo o seu esforço não foi coroado com êxito.
Em 1997, pela mão da Professora Fátima Caldas, deu-se uma grande revitalização do Rancho, não mais tendo parado desde então.

DANÇAS E CANTARES 

Cana Verde

Verde Gaio

Chula Velha

Vira S. Mamede

Siga a Roda

Vira Novo

Rosinha

Malhão

Serrinha

Hino de Friestas

Nosso Minho

Laurentina

Carrasquinha

Outras

 

friestasrancho2_small

INSTRUMENTOS UTILIZADOS

Concertinas

Cavaquinhos

Bombo

Ferrinhos

Reco-Reco

Pandeiretas

Castanholas

251 921 429
ffriestas@sapo.pt
 
Últimas Notícias
TAGS POPULARES

facebook

facebook

facebook

facebook

Tempo em Valença